COVID-19 x Cirurgias

 “Fim de mais um dia de luta. Aqui se vive dia após dia! Retornos Cirúrgicos, pacientes oncológicos andam juntos com o Medo que se alastra pelo Mundo. Não podemos parar! Mas devemos triar…”

-Jorge Reina

 

São Paulo, 20 de março de 2020. 07 mortos em terras brasileiras, 621 casos confirmados. A doença esta entre nós, não podemos negar. Aproximadamente 230k casos confirmados, 10k mortos em todo o mundo. Todos devem estar se perguntando. Mas oque devo fazer? Como devo proceder? Já é tarde? Não adianta mais?

Dados em 18/03/2020

Trata se de uma nova doença, estamos aprendendo o seu comportamento dia a dia e devemos sim replicar algumas experiencias já vividas por algumas populações. Estamos aprendendo com as nossas vidas. Não podemos errar. Por outro lado observando um crescimento assustador. Números alarmantes a cada noticiário de nossas TV´s.

Observamos a Itália com uma população 23 vezes menor que a da China apresentando o mesmo numero de casos de falecimentos. Mas oque está acontecendo? A doença é pior na Itália? A população possui menor resistência?

Estudos estão sendo feitos, porém alguns dados já foram compilados e algumas lições podem ser tiradas de tudo isso. Sim o virus mutou e trata-se de uma cópia com alterações no seu genoma.

O Brasil sequenciou o genoma do coronavírus (COVID-19) de dois casos. A ocorrência de mutações em vírus já é esperada, não significando necessariamente que essas modificações irão gerar mudanças no comportamento do vírus. Colapso! Sim esse é o termo que define a doença na Itália. Na verdade o preço que se paga neste momento na Itália faz – se decorrente da forma como foi conduzido o inicio da doença no pais.

O individuo assintomático pode ser portador e transmissor da doença 5 a 7 dias antes de abrir um quadro febril, catarral ou de insuficiência respiratória. Nesse período ele transita em vias publicas, eventos, shoppings, academias fazendo milhões de vitimas que por consequente farão trilhões de vitimas involuntariamente. E quando menos se espera começam a aparecer no mesmo momento inúmeros casos graves, dependentes do sistema de saúde está então declarado estado de calamidade publica. Algo irreversível, desolador, para uma sociedade inteira.

O gráfico abaixo mostra como o isolamento da população em casa – fechamento de escolas e do comércio, bloqueio de entrada e saída de turistas, mantendo abertos apenas os serviços essenciais – salvou centenas de vidas na cidade italiana de Lodi. Foi em Lodi que apareceu o 1º caso de covid-19 no país. A cidade impôs quarentena aos cidadãos no dia 23 de fevereiro. Olhe a linha verde e compare com a linha rosa. A linha rosa é Bergamo, que esperou até 8 de março – duas semanas depois – para começar a quarentena. As duas cidades ficam cerca de uma hora de distância uma da outra. Lodi controlou os casos; Bergamo entrou em colapso.

Imagens que jamais serão esquecidas.

E como se vive com o chamado LOCKDOWN? Na verdade não se vive, se sobrevive. Esse é o caminho a seguir nos próximos dias na tentativa de evitarmos uma verdadeira catástrofe. Ficaremos trancados em casa. Não encontraremos com familiares, amigos, colegas, não viajaremos, a papelaria, o banco, o açougue estarão fechados. E tudo isso… Para que fiquemos VIVOS… Mas como eu faço para… Esqueçam tudo… para que o plano de certo nada ficara aberto e o contato entre pessoas será abolido por alguns dias para que em breve com o nascer da primavera tudo volte ao normal e se possível muitas festas e historias sejam trocadas entre os nossos.

Mas Jorge e as Cirurgias? Esse não era o titulo do seu artigo? Sim as cirurgias… Seria impossível conversarmos sobre o momento em que se encontram os procedimentos sem antes conversarmos e orientarmos sobre oque estamos passando.

Nunca achei que isso fosse possível de acontecer. Inúmeros acontecimentos já ocorreram em nosso grupo, em nossas vidas, mas nunca antes em nossa historia tivemos que PARAR! Sim a partir de amanha vamos parar!!! Não atenderemos consultas eletivas, não mais realizaremos cirurgias eletivas por um período indeterminado. Mas como medicos suplicamos a população para que fiquem em suas casas.

Nos continuaremos andando pela cidade. Respondemos pelo serviço de urgências e emergências cirúrgicas de uma grande rede de hospitais em nossa cidade. Temos mais de 100000 pacientes e familiares que nos tem como referencia em suas vidas. Meu pai Jorge Reina Neto ha 40 anos no mercado, Eu ha 15 anos no mercado e toda nossa equipe estamos cientes que seremos uteis nesse momento em que nossa população passara.

Por isso a partir de segunda feira trabalharemos com numero de funcionários reduzidos e divididos em turnos pois se tivermos que afastar alguém no meio do caminho os outros como guerreiros suprirão a sua falta e assim atenderemos a todas as urgências e emergências que nos procurarem. As consultas serão realizadas em horários específicos e haverá uma triagem telefônica inicial. Foi instalado também um modulo de telemedicina para que duvidas de pequeno porte sejam sanadas e seus dados armazenados.

E por fim os casos infecciosos e neoplásicos continuarão a ser atendidos por nós de maneira certeira e serena.

Por ultimo deixo aqui um pedido de união entre todos os seres Humanos, compaixão, e principalmente amor a si mesmo e ao próximo. Devemos lembrarmos que somos especiais e certamente passaremos por mais essa…

Nós estamos aqui por vocês. Por favor fiquem em casa por nós e pelos Nossos!

Um forte abraço no coração de todos… Nos vemos em breve

Jorge Henrique Reina
CRM-SP: 120.978
RQE:38.989
RQE:60.285
EMAIL: JR@REINAMD.COM

 

Fatos Básicos sobre o Câncer Colorretal

POR QUE É TÃO IMPORTANTE?

O Câncer colorretal – câncer de cólon e reto – é a segunda principal causa de mortes relacionadas ao câncer nos Estados Unidos, tanto para homens quanto para mulheres. A população em geral tem um risco de aproximadamente 5 por centro de desenvolver a doença, enquanto alguém cuja família tem histórico de câncer colorretal tem 10 a 15 por cento de chances de desenvolver a doença. O risco aumenta para mais de 50% em pessoas com colite ulcerativa e aqueles cujos familiares possuem mutações genéticas específicas. Leia mais

Mitos e Lendas sobre o Câncer de Cólon

Existem muitos mitos e lendas sobre o câncer de cólon que podem ser totalmente esclarecidos. O conteúdo a seguir irá ajudar a esclarecer dúvidas que você possa ter. Se você está preocupado com o câncer de cólon, ou se tem um histórico familiar forte de câncer colorretal, pergunte ao seu médico se você precisa procurar um cirurgião colorretal. Leia mais

Congresso de Cirurgia Colorretal Minimamente Invasiva da Cleveland Clinic

Em fevereiro de 2019 membros do Instituto Jorge Reina estiveram presentes no 30th Anniversary Jagelman / 40th Turnbull International Colorectal Disease Symposium, Congresso de Cirurgia Colorretal Minimamente Invasiva da Cleveland Clinic que ocorreu em Fortlauderdale, Florida. Leia mais

As Verrugas Anais

Verrugas anais (condilomas acumindos) são causados pelo papiloma virus humano (HPV), a doença mais comum de transmissão sexual. As verrugas afetam toda area ao redor e dentro do anus, mas também podem afetar a pele da região genital. Aparecem primeiro como pequenas manchas de  crescimento lento, frequentemente  tão pequenas como uma cabeça de alfinete. Podem chegar a ser muito grande e cobrir toda a região anal. Leia mais

Summit Colorretal Johnson & Johnson 2019

Aconteceu hoje 12 de junho de 2019 mais um Summit Colorretal no Johnson & Johnson Institute, São Paulo. Trata – se de encontro nacional com os principais nomes da cirurgia colorretal para discussão e alinhamento de condutas em nosso país.

Foram discutidas inúmeras patologias, procedimentos inovadores e muita Cirurgia Robótica.

Estiveram presentes aproximadamente 100 coloproctologistas de todo pais.

Leia mais

Coquetel de inauguração do Hospital Vila Nova Star

Na última sexta – feira 10 de maio de 2019 membros do Instituto Jorge Reina participaram do coquetel de inauguração do Hospital Vila Nova Star, uma nova forma de encarar algumas doenças.

Um projeto desafiador e incrível!! Tecnologia única na América do Sul aliada ao Conforto e a Segurança do paciente Leia mais