As Verrugas Anais

Verrugas anais (condilomas acumindos) são causados pelo papiloma virus humano (HPV), a doença mais comum de transmissão sexual. As verrugas afetam toda area ao redor e dentro do anus, mas também podem afetar a pele da região genital. Aparecem primeiro como pequenas manchas de  crescimento lento, frequentemente  tão pequenas como uma cabeça de alfinete. Podem chegar a ser muito grande e cobrir toda a região anal.

Causas

A relacão sexual é a forma mais comum de se infectar com o HPV. Porém , uma pessoa pode se contaminar com o vírus sem ter relação sexual. Qualquer contato direto com a região anal  ou  por exemplo contato das mãos com fluídos em  uma relação sexual infectada, pode causar  o HPV e as verrugas genitais e anais.

Prevenção

O virus do HPV permanece frequentemente  no corpo sem apresentar sintomas. Existem medidas que podem ser tomadas para ajudar a prevenir as verrugas anais.

  • Evitar contato sexual com pessoas que tenham verrugas anais ou genitais
  • Limitar-se a uma única parceira(o)
  • Não ter contato sexual
  • Usar preservativo
  • Avaliaçao com exames dos parceiros sexuais , mesmo quando não existem sintomas .

Sintomas

As verrugas geralmente não causam dor, por isso as pessoas não percebem que estao infectadas. O principal sintoma é a presença de pequenos nódulos umidos ao redor e dentro do anus de coloraçao marron claro ou cor de carne.

Outros sintomas

  • Prurido ( coceira)
  • Hemorragia
  • Secreçao de muco
  • Sensaçao de ter uma abaulamento na regiao anal

Diagnóstico

O seu médico ira examinar a pele  ao redor do anus, toda regiao pelvica e os genitias. Ele pode realizar um exame  do canal anal com o auxilio de um endoscopio para ver se existem verrugas dentro do canal  anal. (ANUSCOPIA DE ALTA RESOLUÇÃO)

Tratamento

Se não eliminar as verrugas , elas podem crescer e multiplicar-se.

O virus do HPV , causador das verrugas anais é o mesmo causador do cancer do anus. Verrugas anais internas  geralmente não responde a medicamentos topicos e podem necessitar de cirurgia.

Opções de tratamento

  • Medicaçao topica : esses cremes em geral , funcionam melhor nas verrugas pequenas e que se encontram apenas na pele ao redor do anus.
  • Congelaçao das verrugas com nitrogenio liquido
  • Medicamentos topicos que queimam as verrugas como o ata e a podofilina
  • Cirurgia: quando as verrugas são muito grandes para os tratamentos mencionados anteriormente, ou são internas, pode necessitar de cirurgia. O tipo de anestesia depende do numero e da localizaçao exata das verrugas a serem retiradas. Quando existem muitas lesoes o cirurgiao pode realizar o procedimento em etapas. O cirurgiao ira realiazar um exame interno para detectar outras lesoes internas e poder tratar.

Prognostico pos operatorio

A cirurgia pode causar dor leve e mal estar generalizado durante os dias iniciais. Medicamentos para dor podem ser prescritos. Os pacientes que passam por procedimentos sem anestesia podem voltar a trabalhar imediatamente. Geralmente depois de cirurgias sob anestesia o paciente pode voltar as atividades no dia seguinte, enquanto pacientes que sofrem uma cirurgia maior , tem vontade de ficar em casa durante varios dias ou semanas.

As verrugas podem voltar  a aparecer depois de serem retiradas. Isso acontece porque o virus do hpv permanece inativo durante um tempo prolongado nos tecidos corporais.

Quando as verrugas reaparecem podem ser tratadas em consultorio, se aperecer um grande numero de verrugas seria necessario um procedimento cirurgico o mais rapido possivel.

O que é um cirurgião de cólon e reto?

Cirurgiões cólon e reto são especialistas no tratamento cirúrgico e não cirúrgico de doenças do cólon, do reto e do ânus. Eles completaram o treinamento cirúrgico avançado no tratamento dessas doenças, assim como a formação completa em cirurgia geral. Os cirurgiões certificados pela sociedade brasileira de coloproctologia completam residências em cirurgia geral e cirurgia do cólon e do reto, e devem passar por testes intensivos (prova de titulo) realizados pela sociedade brasileira de coloproctologia. Estes cirurgiões têm conhecimento no tratamento das doenças benignas e malignas do cólon, do reto e do ânus, e tem capacidade para realizar exames de detecção rotineiros e tratar cirurgicamente estes problemas caso seja necessário.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *