O que é constipação?

A constipação, uma queixa bastante comum, geralmente é simples de prevenir e fácil de tratar quando ocorre. No entanto, a constipação pode refletir um problema mais grave que exigirá a ajuda do seu médico para prescrever exames, tratamentos e, raramente, cirurgia.

Dada a definição de normal, a constipação pode significar coisas diferentes para pessoas diferentes. Para alguns, a constipação pode significar evacuações infrequentes. Para outros, são fezes difíceis de passar, que requerem esforço excessivo e causam dor à medida que passam. E para outros ainda, a constipação pode significar um movimento intestinal que não evacua completamente e deixa a pessoa com sensação de insatisfação como se “ainda precisasse ir ao banheiro”. A constipação é frequentemente associada a uma sensação de inchaço, náuseas leves e dor de cólicas leves, que geralmente são aliviadas pelas evacuações intestinais.

O que é considerado função normal do intestino?

O cólon e o reto (ou intestino grosso) servem para remover água e certos eletrólitos e armazenar material fecal antes da eliminação. A faixa de “normal” é bastante ampla, mas em geral, os movimentos intestinais devem ocorrer pelo menos a cada três dias e não mais de três vezes ao dia; as fezes devem passar facilmente e não exigir esforço excessivo; e, por último, deve-se experimentar uma sensação de eliminação completa. A crença de que uma pessoa deve ter uma evacuação todos os dias não está correta e pode levar a uma preocupação desnecessária e até mesmo abuso de laxantes.

O que causa constipação?

Na maioria das vezes, a constipação é causada por qualquer combinação de três fatores: uma dieta com pouca fibra, pouca ingestão de líquidos ou falta de atividade física ou exercício físico. No entanto, existem outras causas que devem ser consideradas. Em primeiro lugar, condições médicas específicas podem causar constipação, incluindo diabetes, hormônio da tireoide baixa (hipotireoidismo), depressão ou outras doenças menos comuns. Alguns medicamentos podem contribuir para a constipação, incluindo aqueles comumente prescritos para alívio da dor, pressão alta, antidepressivos, medicamentos psiquiátricos e antiácidos.

Infelizmente, existem sérias causas de constipação que são de natureza mais mecânica. Doenças que causam inflamação, como diverticulite ou doença de Crohn, podem causar cicatrização excessiva e estreitamento. Além disso, tumores ou crescimentos no cólon podem bloquear fisicamente o intestino. Embora menos prováveis, estas causas mais graves devem ser avaliadas e descartadas pelo seu médico.

Como a constipação é evitada ou tratada?

Geralmente a constipação é evitada seguindo os princípios básicos da boa saúde intestinal: dieta saudável, ingestão adequada de líquidos e atividade física. Vinte e cinco a trinta e cinco gramas de fibra por dia é a quantidade diária recomendada de fibras dietéticas. Seguir uma dieta rica em pães integrais, cereais e barras de fibras, além de frutas e vegetais frescos, muitas vezes irá melhorar os hábitos intestinais, adicionando volume às fezes.

Beber de seis a oito copos de água por dia ajudará a evitar que as fezes fiquem duras e tenham uma passagem mais fácil. Por fim, exercícios regulares, que podem ser tão simples como uma caminhada rápida de 30 minutos ao dia, provavelmente irão melhorar os movimentos intestinais.

Existem vários laxantes disponíveis que podem ser comprados sem receita nas farmácias. A forma como os laxantes funcionam variam, mas pode ser muito eficaz para o alívio da constipação aguda. Embora possa ser necessário tomar laxantes regularmente, você só deve fazer isso depois de consultar seu médico.

Quando devo procurar ajuda médica?

Deve-se procurar um médico se:

  • Houver um novo início de constipação persistente.
  • Uma constipação de longa data se tornar progressiva em frequência ou gravidade, e não puder ser gerenciável com as medidas simples descritas acima.
  • A constipação estiver associada a uma alteração nos hábitos intestinais diferentes do padrão normal (fezes estreitas ou fezes soltas), excesso de peso ou sangramento.

O que é um cirurgião de cólon e reto?

Cirurgiões cólon e reto são especialistas no tratamento cirúrgico e não cirúrgico de doenças do cólon, do reto e do ânus. Eles completaram o treinamento cirúrgico avançado no tratamento dessas doenças, assim como a formação completa em cirurgia geral.

Os cirurgiões certificados pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia completam residências em cirurgia geral e cirurgia do cólon e do reto, e devem passar por testes intensivos (prova de titulo) realizados pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia. Estes cirurgiões têm conhecimento no tratamento das doenças benignas e malignas do cólon, do reto e do ânus, e tem capacidade para realizar exames de detecção rotineiros e tratar cirurgicamente estes problemas caso seja necessário.