Anuscopia de Alta Resolução




Anuscopia de Alta Resolução é um exame endoscópico onde são examinados a região perianal, ânus, canal anal e a porção distal do reto. A colonoscopia, apesar de todo desenvolvimento tecnológico, ainda não conseguiu obter todos os dados fornecidos pela anuscopia. Por isso, esta ainda é considerada o exame padrão para o diagnóstico da maioria das doenças anais e perianais.

A anuscopia de alta resolução é uma modalidade de anuscopia onde é utilizado um equipamento (chamado de colposcópio) que aumenta as imagens de 6 a 40 vezes. Na realização deste exame pode-se utilizar corantes que ajudarão na identificação de lesões características que não são perceptíveis na anuscopia convencional. Estas lesões podem ser biopsiadas e encaminhadas para exame anatomopatológico.

Permite identificar com maior precisão as lesões perianais, anais e retais. O exame não requer sedação, é bem tolerado, pode ser realizado em todas as idades, desde crianças até idosos.

Indicações da Anuscopia

O exame está indicado para diagnóstico das lesões orificiais anais mais comuns como:

Como também na avaliação das lesões dermatológicas perianais. Apresenta indicação precisa no diagnóstico de enfermidades anais causadas pela infecção pelo HPV (papilloma vírus). Hemorróidas são veias dilatadas e tortuosas que ocorrem acima do ânus, isto é, no final do reto (hemorróidas internas), e também na borda anal (hemorróidas externas).

Hemorróidas

As hemorróidas provocam grande desconforto para o paciente, pois comumente sangram durante a evacuação e podem sair pelo ânus, gerando mal estar entre outras complicações.

A prevalência desta condição na população geral pode chegar até 86 %. As hemorróidas podem ser classificadas em graus de gravidade crescente que vão de 1 (um) a 4 (quatro). A anuscopia tem importante papel neste diagnóstico e no seguimento dos casos.

Fissuras Anais

Fissuras anais são lesões ulceradas que ocorrem no canal anal que podem gerar muita dor e sangramento às evacuações. As fissuras anais podem ter várias origens. A mais comum é devido à constipação intestinal, mas também podem ser originadas pelas doenças inflamatórias do intestino como doença de Crohn e a retocolite ulcerativa.

Fístulas Perianais

Fístulas perianais são comunicações existentes entre o interior do reto e a pele perianal e são originadas mais freqüentemente após infecções (abscessos) da borda anal devido à obstrução das glândulas anais.

Manifestam-se por orifícios na borda anal que secretam conteúdo líquido e fétido, incomodando em muito o paciente.

Doenças Sexualmente Transmissíveis

O condiloma acuminado é causado pelo vírus HPV (papilloma vírus humano).  O vírus é universal e não tem preferência para sexo, cor, raça, condição social e pode se localizar em qualquer região do corpo.

Considerada uma doença sexualmente transmissível, existe também a  transmissão não sexual, como na gestação e ao nascimento, simplesmente pelo contato.

É a doença sexualmente transmissível mais comum e também considerada pré-cancerígena, visto que, pacientes que apresentam esta enfermidade no ânus podem ser acometidos de câncer do canal anal.

Preparo da anuscopia

  • Para a realização deste exame não é necessária a presença de acompanhante.
  • Comparecer à clínica com quinze minutos de antecedência.
  • Trazer pedido médico (validade de 30 dias)
  • Documento de identificação com foto.
  • Autorização do convênio médico quando necessária (validade de 30 dias)
  • Comprar 1 frasco de Fleet enema ou Phosfo enema (farmácia)

Como é realizada a anuscopia?

O exame é realizado pela introdução de um aparelho flexível (fibroscópio) com iluminação central que permite a visualização do revestimento mucoso de todo o trajeto examinado.

Como é realizado o preparo da anuscopia?

Para realização do exame é necessário a realização de lavagem intestinal com fleet enema (PHOSFOENEMA®) 3 horas antes do horário agendado, esta lavagem intestinal deverá ser realizada na residência.

Não é necessário estar em jejum para a realização deste exame.

Para a realização do fleet enema, siga as orientações do fabricante: antes de usar, retire a capa protetora da cânula retal. Com o frasco para cima, segure com os dedos a tampa sulcada. Com a outra mão, segure a capa protetora, retirando-a suavemente. Inserir suavemente a cânula no reto, como se a ponta fosse em direção ao umbigo. Comprimir o frasco até ser expelido quase todo o líquido. Retire a cânula do reto.

Mantenha-se preferencialmente em decúbito lateral esquerdo (deitado de lado esquerdo) após a aplicação e tente reter o máximo tolerável de tempo possível, postergando a evacuação. Jejum não é necessário, mas recomenda-se dieta leve pela manhã para evitar ocorrência de nausea. Você poderá fazer uso de suas medicações rotineiras.