Cirurgia Robótica Minimamente Invasiva



A cirurgia robótica minimamente invasiva, evolução da laparoscopia.


A cirurgia robótica minimamente invasiva, evolução da laparoscopia, é atualmente a forma mais moderna disponível para o tratamento de inúmeras patologias do aparelho digestivo.

Nos EUA a aprovação do primeiro sistema de cirurgia robótica ocorreu em 1997, no Brasil recebemos o modelo Si pela primeira vez em 2008 e de lá pra cá também vem apresentando importante evolução.​

Vídeo: Cirurgia Robótica – Você sabe oque é?

A intervenção cirúrgica é realizada por meio de um robô. A máquina não opera sozinha, ela reproduz todos os movimentos do cirurgião, que comanda tudo de um console (similar a um joystick de videogame) próximo à mesa cirúrgica. É necessário ainda que um segundo cirurgião esteja ao lado do paciente para manusear as pinças e fazer eventuais ajustes.

Nos EUA a aprovação do primeiro sistema de cirurgia robótica ocorreu em 1997, no Brasil recebemos o modelo Si pela primeira vez em 2008 e de lá pra cá também vem apresentando importante evolução.​

É um procedimento de alta precisão em que o médico controla um robô para realizar as cirurgias. As incisões são pequenas, pouco invasivas e o médico ainda conta com uma torre que transmite imagens de alta resolução durante todo o procedimento. Assim, temos mais segurança e bem menos riscos do que uma cirurgia tradicional.

A cirurgia robótica é a tecnologia mais avançada que o Instituto Jorge Reina disponibiliza para cuidar do que mais importa: a sua saúde. Oferecemos o que há de mais moderno em segurança e eficiência sem deixar de lado o toque humano. Afinal, tecnologia só faz sentindo se o seu bem-estar estiver em primeiro lugar.

Um dos braços robóticos tem uma câmera e os outros braços seguram pequenos instrumentos cirúrgicos que podem entrar por uma incisão de aproximadamente 0,8cm. As pinças robóticas fazem movimentos 360 graus e conseguem acessar regiões estreitas de difícil acesso. São movimentos de alta precisão, difíceis de serem realizados diretamente com a mão humana. Por meio de um monitor 3D, os médicos acompanham todo o procedimento em alta definição.

Esse procedimento deve ser executado apenas por cirurgiões certificados, após realizarem treinamento específico. É importante buscar profissionais que já tenham ampla experiência nessa tecnologia.

Nós do Instituto Jorge Reina, acumulamos grande experiência com os procedimentos robóticos, atuamos também na consultoria e formação de Instituições e profissionais de saúde nessa técnica (proctor).

Ilustração de como funciona a cirurgia robótica


Quando a alta tecnologia encontra um serviço qualificado e humanizado os resultados são surpreendentes.










O alto nível de segurança e precisão do procedimento trazem importantes benefícios aos pacientes:















A recuperação do paciente após o procedimento é mais rápida, com menos dor e menos complicações. No Instituto Jorge Reina realizamos os procedimentos cirúrgicos associados aos protocolos da ERAS SOCIETY (Enhanced Recovery After Surgery) buscando uma breve reabilitação e menores índices de complicações.